quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tom Waits - Musica com 5 (mil) sentidos

Tentando não fugir muito aos temas recentemente aqui abordados (ou nem por isso), deixo aqui uma novidade (que se calhar não será novidade para todos...). Tom Waits vai editar um novo album. Trata-se de um disco duplo, ao vivo, intitulado Glitter and Doom Live, que reúne temas tocados ao vivo, nos EUA e na Europa, durante a digressão de 2008. O disco vai ser lançado a 24 de Novembro, mas é possível fazer o download gratuito de 8 faixas do álbum, aqui.

Confesso que posso ser um pouco suspeito para falar de Tom Waits. Contudo, e aí é que reside o interesse em divulgá-lo aqui no blog, Tom Waits tem a rara capacidade de, através da sua música, criar todo um universo visual único. É para mim impossível ouvir uma música de Tom Waits sem conceber mentalmente um milhão de imagens provenientes do seu mundo fantástico, surreal, circense por vezes. Talvez motivado pelas suas incursões no cinema, e aí Jim Jarmush terá uma influência fundamental. A sua voz, mais do que rouca ou grave, é áspera, rugosa, cavernosa, e transporta-nos para o domínio do tacto, o que também justifica esta minha incursão.

Deixo-vos com dois vídeos, o primeiro, a cena inicial do filme Down By Law, de Jim Jarmush, com música de Tom Waits, Jockey Full of Bourbon. O segundo, ao vivo em Paris, Lucinda/Ain’t Goin Down.



1 comentário:

  1. obrigado, Valter, mando em troca L. Anderson
    http://www.youtube.com/watch?v=X-4xatLeWF8&feature=related

    ResponderEliminar